diário de escrita #07 – metade já foi!

Cara, meu último diário de escrita foi em outubro. Eu jurava que tinha feito outros, mas o arquivo do blog não mente e o resultado é que tenho algumas novidades acerca dos meu projetos.

Sim, eu reescrevi o conto Meio Lobo, Meio Corvo. Hoje ele tem umas 12 mil palavras (quase 4 mil a mais do que a primeira versão). Também escrevi pra caramba no NaNoWriMo, apesar de não ter terminado Serpentkiller. Mas mais importante: estou na metade da reescrita de Queen of Hearts.

O que pode não parecer muito, mas essa primeira metade tem 76.434 palavras, ou seja, praticamente um livro de 300 páginas. Eu sabia desde o início dessa reescrita que QH seria um livro grande (é até por isso que não tenho muitas esperanças de publicá-lo), mas tenho que admitir que não esperava 76 mil na primeira metade e nem minha projeção de mais 75 mil para a segunda. No total, esse livro (provavelmente) terá 150 mil palavras. Lembra de como o primeiro rascunho tinha 75 mil palavras COMPLETO? Pois é. Como diabos isso aconteceu?

A resposta é até simples: o primeiro rascunho não tinha um primeiro ato (que nessa versão que estou escrevendo tem 37 mil palavras), não era organizado em capítulos com início, meio e fim, e lá pro final eu acabei ficando com preguiça e pulei a ~batalha final~ com o vilão, que provavelmente demorará uns 3 capítulos na reescrita.

Ainda assim, é meio bizarro ver como a história cresceu. Como mencionei antes, mudei bastante coisa, incluindo personagens e suas interações, mas também aperfeiçoei vários elementos do worldbuilding e do plot. Acredito que a história está bem melhor agora e eu continuo bastante animado para escrevê-la, mas devo admitir que o trabalho não está sendo pouco.

Enfim, escrevi essas 76 mil palavras em menos de quatro meses, já que comecei a reescrita de fato em janeiro e a terminei ontem. O processo foi até bem organizado: escrevi o primeiro ato (primeiros nove capítulos + prólogo), depois revisei cada um de leve, e depois escrevi a primeira metade do segundo ato (dez capítulos), terminando de revisá-los ontem também. Segundo meu plano (que, de novo, provavelmente não será seguido à risca, afinal de contas eu não coloquei os dias pra jogar Assassin’s Creed nele) (e sim, estou bem adiantado!!), tenho três meses para escrever a outra metade, ou seja, preciso acelerar o ritmo. Mas, sendo sincero, meu objetivo mesmo é terminar essa reescrita em NO MÁXIMO agosto, e usar qualquer tempo livre para o brainstorming/planejamento do meu novo projeto (que chamo de Merpirate por agora, e sim, é mermaid/mermen + pirate ali).

Como mencionei algumas vezes, estou usando Assassin’s Creed como recompensa para cada parte da história que escrevo (QH tem quatro partes, cada uma com 9 ou 10 capítulos. Já escrevi duas, faltam mais duas). Como terminei a segunda parte ontem, ficarei de folga até 5 de maio jogando Assassin’s Creed Rogue.

Então é isso. Metade de QH está escrita, falta a outra metade. Já venho trabalhando nesse projeto há quase dois anos. Mal vejo a hora de colocar o ponto final na história.

Até o próximo diário de escrita!

Leave a Reply

