cenas #04 – exceções à regra

Toda regra tem sua exceção ou, em alguns casos, várias exceções. Essa teoria das cenas-ação e cenas-sequência é uma delas. Há várias exceções que podem e são usadas; logo, você não está absolutamente preso ao sistema de objetivo-conflito-desastre-reação-dilema-decisão. Esse é o jeito mais eficaz, claro, mas algumas histórias às vezes exigem estruturas diferentes.

Abaixo estão algumas exceções dessa estrutura.

CENAS-AÇÃO

  • O objetivo só é descoberto quando a cena já está em andamento. Um dos perigos de cenas assim é ter seu personagem andando por aí sem um objetivo por muito tempo.
  • O objetivo pertence a outro personagem, ou seja, não pertence ao personagem POV.
  • O desastre ocorre depois do fim da cena. O personagem pode até saber de que desastre é esse antes, mas ele só acontece mesmo depois.
  • O objetivo do seu personagem pode mudar radicalmente graças a algum novo elemento na cena.
  • Mudança de POV, o que faz, obviamente, com que os objetivos mudem, já que os personagens mudaram, embora tecnicamente eles ainda estejam na mesma cena.

CENAS-SEQUÊNCIA

  • A reação pode acontecer depois. Digamos que o desastre da cena-ação anterior tenha sido tão grande que o dilema seja super urgente, assim como a decisão. Seu personagem tem que agir rápido, e só reage depois que a situação urgente tiver passado.
  • A decisão do seu personagem pode levá-lo a um belo de um nada, e ele pode ter que voltar ao estágio de dilema antes do início de uma nova cena-ação.
  • Sua cena-sequência pode ser interrompida por uma cena-ação. Ou seja, seus personagens podem estar lá pensando na vida quando puff, o plot chega batendo na porta.

Devem existir outras exceções, claro. No fim das contas, o que você tem que ter em mente é: essa estrutura é útil porque cada parte dela representa elementos importantes para a história, mas se você conseguir escrever uma cena de outro modo e ela esteja sim boa, então ótimo! O importante é fazer uma boa cena e não seguir toda a estrutura à risca.

Bem, é isso. Espero que essa minissérie tenha ajudado e qualquer coisa é só deixar um comentário.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s